segunda-feira, 18 de abril de 2011

Neste mês apresentarei Jogos e Exercícios de Condução de Bola

  A condução para Bello(2008), é a ação de carregar, transportar, dirigir, guiar, acompanhar a bola de um ponto a outro da quadra de jogo; segundo Fernandes(2004), é um fundamento técnico utilizado para levar – conduzir – a bola quando não há marcação, ou para sair dela, buscando espaços na preparação de jogadas ou manter a sua posse; para Voser(2004), é a ação de andar ou correr com a bola próxima ao pé por todos os espaços possíveis de jogo; segundo Voser(2003), a condução de bola é um dos fundamentos que propicia, durante o aprendizado, um maior tempo de contato com a bola e auxilia muito para a realização de um drible.


Classificações da condução

  Para Bello(2008), a condução pode ser identificada pela parte do pé em que a bola é tocada:
-          *Parte lateral interna;
-          *Parte lateral externa;
-          *Parte superior;
-          *Parte inferior;
-          *Parte anterior;
-          *Parte posterior.
  Ainda segundo Bello(2008), a analise da condução de bola também pode ser feita referente a sua:
-          *Trajetória (reta, Curva);
-          *Direção (para frente, para trás, para o(s) lado(s), com mudanças);
-          *Velocidade (rápida, lenta, progressiva, regressiva)
 
Técnica da condução

 Para Voser(2003), alguns aspectos serão importantes para uma boa condução de bola:
  *Cabeça elevada possibilitando a visão do jogo;
  *Coordenação do movimento principalmente em velocidade;
  *Proteção de bola.
 Segundo Santana (2005) deve-se ensinar que:
  A bola é mais empurrada do que batida, isto é, toca-se levemente na bola e varias vezes;
  Se deve manter a bola próxima ao corpo, que tem uma relação com a orientação anterior, afim que o adversário não a roube;
   A bola fica a frente de quem conduz – daí evitar a condução de frente com o solado; 
   Se deve visualizar o espaço a frente portanto deve-se levantar a cabeça;
   Levar a criança a conduzir a bola, num primeiro momento, com êxito absoluto;
   Levar a criança a conduzir a bola com diferentes faces do pé, de diferentes formas e em diferentes trajetórias.
 O professor deve ensinar que uma boa condução possibilitará jogadas rápidas(arrancadas) e ajudará muito na execução de drible, sempre com a bola perto do corpo e a cabeça erguida.

Referências

Bello Junior, Nicolino. Futsal: Conceitos Modernos. São Paulo: Phorte, 2008.

Santana, Wilton Carlos Habilidades do Futsal. <http://pedagogiadofutsal.com.br/habilidades.asp> Acesso em 26 Jan. 2007.

Voser, Rogerio da Cunha Iniciação ao futsal, abordagem recreativa.3ª Ed. Canoas: Ulbra,2004.

Voser, Rogerio da Cunha Futsal: Principios técnicos e táticos.2ª Ed. Canoas: Ulbra, 2003.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário